top of page

A produção científica na área da dança do ventre ainda é bastante restrita e em pequena quantidade, dificultando as pesquisas no segmento. O Curso de Formação Profissional do Templo do Oriente desde a sua primeira edição estimulou a pesquisa científica através dos trabalhos de conclusão e artigos produzidos pelas bailarinas alunas.

 

Ao longo de suas 12 edições, formou-se um significativo acervo, contribuindo para alunas que buscam esse conhecimento científico na dança do ventre. A temática ampla dos trabalhos demonstrou as múltiplas possibilidades de conhecimento em torno de uma dança cujas origens são imprecisas e a sua transmissão ao longo dos séculos, quase sempre recai sobre a história oral.

 

Nessa seção foram selecionados alguns artigos produzidos pelas alunas formadas pelo Curso ao longo de suas edições, além dos escritos pela Mestra Brysa Mahaila.

Títulos dos artigos produzidos no curso:

 

  • A EVOLUÇÃO DA DANÇA ORIENTAL ATRAVÉS DOS TEMPOS

  • A MAQUIAGEM NA COMPOSIÇÃO DA IMAGEM DA BAILARINA CLÁSSICA ORIENTAL EGÍPCIA

  • MÉTODOS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSIVIDADE APLICADOS À DANÇA DO VENTRE

  • UM KALTHUM - "A ALMA NA VOZ”

  • DANÇA DO VENTRE: DIÁLOGOS ENTRE DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA

  • A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO BALLET CLÁSSICO PARA A DANÇA DO VENTRE


 

 

Dissertação de Mestrado:

  • CALEIDOSCÓPIO DE INFLUÊNCIAS: REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA E O ETHOS DA DANÇA DO VENTRE NO BRASIL

Aline Todeschini

DANÇA DO VENTRE: DIÁLOGOS ENTRE DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Este artigo apresenta como tema o ensino da dança do ventre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva exploratória cujo objetivo geral consiste em sistematizar o método de ensino da autora que utiliza o deslocamento de peso como base para a execução dos movimentos da dança do ventre à luz da educação física. São abordadas as origens e exigências físicas da dança do ventre. A sistematização do Método Todeschini foi feita através da descrição dos principais movimentos e da apresentação de uma didática diferenciada por fases de desenvolvimento. Ao final é apresentada uma reflexão crítica sobre o método que tem como principal benefício a melhora da consciência corporal, fator que influencia diretamente no aprendizado da dança do ventre. A fragmentação de alguns movimentos é a limitação a ser superada.

Catarine Bacchi

UM KALTHUM - "A ALMA NA VOZ”

 

O objetivo deste trabalho é apresentar urn pouco da vida e obra desta diva da música árabe à todas as bailarinas e professoras de dança do ventre, pois através do estudo de suas canções podemos desenvolver uma interpretação muito profunda da música árabe. Urn Kalthum ficou conhecida por trabalhar somente com os melhores músicos e compositores. Suas canções possuem uma melodia única, harmoniosa e extremamente elaborada, assim como tambem sua voz ao cantar, transmitia urn sincero sentimento em cada palavra. Estudar e aprender a interpretar as músicas de Urn Kalthum transformam sutilmente a dança de uma bailarina. Assim como ela transmitia sentimentos através de sua voz, a bailarina de dança do ventre que dançar Urn Kalthum irá transmitir sentimentos através do seu corpo.

Mônica Mahasin

A EVOLUÇÃO DA DANÇA ORIENTAL ATRAVÉS DOS TEMPOS

 

Este artigo, de revisão bibliográfica, tem o objetivo de descrever, a partir da bibliografia disponível, o suposto caminho percorrido pela dança oriental, mencionando e questionando suas prováveis origens e fatos históricos que interferiram na concepção da dança oriental atual, tanto no Ocidente como no Oriente Médio. A partir do século XIX há uma quantidade maior de registros (descrições e pinturas) da vida das mulheres no Mundo Árabe, porém vários autores questionam a veracidade das informações, pondo em dúvida o que era real e o que era a imaginação/interesse do artista ou escritor. O artigo trata da dança em tempos remotos, Antigo Egito, sacerdotisas, haréns, passagem do matriarcalismo ao patriarcalismo, awalim e ghawazee, a vinda da dança oriental para o Ocidente, a dança nos séculos XIX e XX, os homens na dança oriental e a dança oriental no contexto atual.

Roberta Valiente

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO BALLET CLÁSSICO PARA A DANÇA DO VENTRE

 

O presente trabalho versará acerca de qual a importância da prática do ballet clássico para a dança do ventre. Inicialmente, analisará como o ballet clássico contribuiu para o desenvolvimento da dança oriental ao longo da história e também como a dança oriental influenciou as composições clássicas. Abordará algumas personalidades influentes na história da dança do ventre que utilizaram o ballet clássico em suas performances. Investigará algumas qualidades essenciais de uma boa técnica, e o uso de forma positiva de elementos presentes no ballet clássico, tais como postura, sensibilidade musical, expressividade, delicadeza, disciplina, alongamento e estética. Identificará quais características do ballet clássico devem ser utilizadas com moderação ou dispensadas na dança do ventre. Finalmente, concluirá qual a verdadeira importância do estudo do ballet clássico na formação da bailarina de dança do ventre, bem como se é ou não essencial no desenvolvimento de uma boa técnica e em que medida este conhecimento anterior pode interferir na construção da identidade da sua dança.

Dani Shiravasti

MÉTODOS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSIVIDADE APLICADOS À DANÇA DO VENTRE

 

Este trabalho teve como objetivo, pesquisar diferentes autores na literatura científica, reunindo informações sobre métodos de conscientização corporal e desenvolvimento da expressividade que podem ser aplicados à Dança do Ventre. O recurso utilizado nesta demanda foi a revisão bibliográfica, contudo, a pesquisa de campo e o estudo de caso, embora não detalhado neste documento, foi de grande valia para as conclusões finais. O estudo permitiu relatar a visão e as biografias dos autores dos métodos de Pilates, Feldenkrais, Jaques Dalcroze, Rudolf Laban e sua pupila Irmgard Bartenief, bem como estudiosos da Yoga e da Dança do Ventre; verificando os métodos em si e as mudanças físicas e psíquicas da prática dos mesmos. Todos os métodos e práticas abordados apresentam uma visão que contém os aspectos considerados importantes para um maior desenvolvimento da consciência corporal e da expressividade que em geral aparecem nomeados exatamente desta forma nas bibliografias pesquisadas.

Sissi Mahira

A MAQUIAGEM NA COMPOSIÇÃO DA IMAGEM DA BAILARINA CLÁSSICA ORIENTAL EGÍPCIA

 

Esta pesquisa trata da vinculação da imagem da bailarina clássica oriental egípcia ao uso da maquiagem estética. Desde os tempos mais remotos até os dias atuais, a dança clássica oriental egípcia e a maquiagem estética estão solidamente ligadas. Os produtos, as técnicas, as ferramentas de aplicação e a tecnologia por trás das substâncias evoluíram consideravelmente, entretanto a imagem da face da bailarina, ou melhor, da maquiagem tipicamente oriental utilizada pela bailarina continua muito semelhante à original. E essa imagem é justamente o que a caracteriza e a diferencia de bailarinas de outras danças, sejam elas orientais ou ocidentais. Além do surgimento e da evolução da maquiagem estética, este estudo visa demonstrar como uma mulher pode preparar a sua maquiagem de forma simples, atual e impecável para contribuir na formação da sua auto-imagem como bailarina clássica oriental egípcia.

Please reload

bottom of page